Nota De Esclarecimento

 em Comunicados da Arquidiocese

A Catedral de Ribeirão Preto se pronuncia sobre áudio “Fake News”.

Nessa segunda-feira dia 02, circulou nas redes sociais, um áudio contendo a informação, de que foi lida uma carta de protesto da CNBB a determinado governo ou partido político ao final da missa da noite, pelo Pároco da mesma.
Pelo áudio é possível perceber que na gravação não se indica qual seria a referida “Catedral” e não foi citado o nome do referido pároco.
No atual momento, a CNBB não enviou carta de protesto ou manifesto para ser lida ao final das missas, e também não existe nenhum pedido nesse sentido do Arcebispo local, Dom Moacir Silva, que isenta de qualquer responsabilidade o pároco Francisco Jaber Zanardo Moussa.
O Papa Francisco é bem claro sobre as falsas notícias:
“Falsas mas verossímeis, tais notícias são capciosas, no sentido que se mostram hábeis a capturar a atenção dos destinatários, apoiando-se sobre estereótipos e preconceitos generalizados no seio dum certo tecido social, explorando emoções imediatas e fáceis de suscitar como a ansiedade, o desprezo, a ira e a frustração. A sua difusão pode contar com um uso manipulador das redes sociais e das lógicas que subjazem ao seu funcionamento: assim os conteúdos, embora desprovidos de fundamento, ganham tal visibilidade que os próprios desmentidos categorizados dificilmente conseguem circunscrever os seus danos”, escreveu o Santo Padre.
Na data de hoje, 03 de setembro de 2019, a Arquidiocese de Uberaba também se pronunciou, porque a Catedral da mesma também foi injustamente acusada pelo mesmo áudio, por isso, reitero, tomemos cuidado com as falsas notícias e busquemos o ensinamento de Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”.

Com ternura,

Pe. Francisco Jaber Zanardo Moussa
Pároco da Catedral de São Sebastião

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0