« Voltar

Pastorais/Movimentos


Conselho de Pastoral Paroquial — CPP

O C.P.P. (Conselho de Pastoral Paroquial) é o órgão vital de unidade da paróquia. Seu fundamento é ser na comunidade a pastoral de vitalização e organização dos diversos segmentos do Evangelho, ser o motivador da ação pastoral no discernimento de caminhos para a Igreja Paroquial, com fidelidade às propostas da Igreja Particular de Ribeirão Preto.

________________________________________

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo tem como compromisso ajudar pais e padrinhos para que peçam responsavelmente o Batismo para seus filhos e afilhados, buscando dentro da dimensão paroquial o acolhimento de novos cristãos, acolhendo também as famílias.
Contando com as orientações da Arquidiocese, em suas “Diretrizes Pastorais para o Sacramento do Batismo”, essa pastoral — composta por uma equipe de casais de nossa comunidade — procura desenvolver, em sua ação, dinâmicas nos encontros de formação, para que sejam atrativos e participativos.

Atualmente a Pastoral do Batismo está inserida no contexto da Pastoral Familiar.
________________________________________

Pastoral Catequética

A Pastoral Catequética é um processo abrangente e dinâmico da educação na fé e não apenas uma instrução religiosa.
Os pais são os primeiros catequistas. Eles dão ao jovem batizado, desde a primeira infância, as convicções fundamentais.
É Missão da Catequese: educar na fé as crianças, jovens e adultos nas mais variadas dimensões da vida cristã, à luz da Palavra de Deus, para construir cristãos comprometidos com a verdade e a justiça, sinais do Reino já presente entre nós.
Fundamentalmente, a Catequese é uma Pastoral de Iniciação Cristã. A Catequese é compromisso comunitário.
Mesmo que feita por um catequista, a catequese deve ser envolvida por toda a comunidade e levar o catequizando a sentir e amar a comunidade à qual pertence.

Nossos horários de Catequese são: sábado de manhã e à tarde.

________________________________________

Pastoral Litúrgica

A Liturgia é uma pastoral fundamental em todas as comunidades. Todas as pastorais brotam da Pastoral Litúrgica e para ela convergem. A liturgia deve dinamizar todas as pastorais.
Na Catedral há 10 equipes de liturgia. Cada uma é responsável por um horário de Missa.
Os comentários (únicos para as missas dominicais) são preparados previamente pelos coordenadores das equipes.

_______________________________________

Pastoral Familiar

A Igreja está profundamente convencida de que só à luz do Evangelho se encontra plena realização a esperança que o ser humano põe no matrimônio e na família.
Num momento histórico em que a família é alvo de numerosas forças que procuram destruí-la, a Igreja sente de modo mais vivo a sua missão de proclamar a todos os desígnios de Deus sobre o matrimônio e a família. Portanto, a Pastoral Familiar é um grupo de casais inseridos na vida de nossa comunidade, que busca redescobrir os valores da família.

Entre outros trabalhos, essa pastoral é responsável pelos cursos de noivos. Esta pastoral se reúne duas vezes por Mês na Catedral. Atualmente a Pastoral Familiar também trabalha com a Pastoral do Batismo.

________________________________________

Pastoral da Saúde

É um trabalho realizado por voluntários(as) denominados “Agentes Pastorais”, ou seja, solidários na doença, agentes da vida e da saúde.
Visitam os enfermos, tanto no Hospital como em domicílio. Rezam com e para os doentes buscando a espiritualidade, procurando transmitir-lhes uma palavra de vida, de fé, amor, serenidade e esperança, mesmo em meio à dor e ao sofrimento, tentando fazê-los entrar em comunhão com Deus, o Senhor da Vida.

A Pastoral da Saúde reúne-se na primeira quarta-feira de cada mês para uma reunião.

________________________________________

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no intuito de cultivar sempre os mesmos sentimentos de Jesus, quer respeitar a Igreja que Ele próprio fundou.
O compromisso com o dízimo mostra quão grande é o elo que une a criatura ao seu Criador, no reconhecimento de que tudo dele provém.
E a gratidão conseqüente — concretizada no Dízimo — brota no coração daqueles que com ele mesmo aprenderam a importância de ser Igreja, ser fraterno e ser solidário.

________________________________________

Pastoral da Comunicação — PASCOM

Seu objetivo é promover diante da comunidade a integração e as comunicações internas, procurando dentro das possibilidades levar maior informação a todos os paroquianos através dos veículos de comunicação.
Os meios de comunicação têm o poder de modificar, formar opinião e informar; para isso, precisam ser exercidos de forma clara e objetiva na liberdade da fé cristã, pois trata-se de uma informação paroquial.
Os principais veículos de comunicação na Catedral são: nosso site, o informativo mensal INFOCAT e os avisos nos finais das Missas.
________________________________________

Serviço Pastoral de Clarissas

Esse serviço é constituído por meninas — crianças e adolescentes — e tem como meta principal acolher e informar a comunidade; ajudar na Missa com os folhetos e a cestinha; enfim, ser um exemplo vivo de Deus na adolescência e juventude de hoje.
As clarissas fazem seu trabalho por amor e com muita responsabilidade. Podemos dizer que essa pastoral representa também a equipe da acolhida de nossa Catedral.
Suas reuniões acontecem quinzenalmente aos sábados às 11:30 na Catedral.

________________________________________

Serviço Pastoral de Coroinhas e Acólitos

Coroinhas e Acólitos são os meninos e jovens que ajudam o sacerdote no altar durante Missas, Batizados e Casamentos.
O serviço do altar é uma verdadeira Pastoral Vocacional, na qual o adolescente vai desde o início tomando consciência de seus compromissos e de suas responsabilidades na Igreja.
Se você quer ou conhece alguma criança, adolescente ou jovem que queira ser coroinha ou acólito, entre em contato conosco na Catedral.

Nossas reuniões ocorrem quinzenalmente aos sábados às 10h (coroinhas) e aos domingos 18h (acólitos).
________________________________________

Ministério de Música Litúrgica

As equipes do Ministério de Música Litúrgica, assim como as equipes de Liturgia, têm como principal objetivo ajudar a comunidade no desenvolvimento de sua espiritualidade, e fazem isso através dos cantos.
Que esta pastoral possa alcançar sua plenitude quando exercida com gratidão, respeito e orientação adequada para todos aqueles que querem seguir Jesus Cristo, na doação de seus dons, assim como Cristo se ofereceu como vítima de sacrifício Eucarístico para todos.
Só assim poderemos ser uma Igreja inserida na sociedade.

________________________________________

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão — MESC — deve estar devidamente instruído sobre a doutrina da Eucaristia e sobre a índole de seu serviço, pois é quem nos apresenta (distribui) a Hóstia Consagrada.
A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na Cruz a seu Pai.
Reconhecer que a Eucaristia é fonte de toda vida cristã e, através das orações e dos encontros de espiritualidade, procurar compreendê-la em toda a sua riqueza no contexto pascal da Ceia do Senhor.
Nossos ministros têm um encontro mensal toda segunda quinta-feira de cada mês às 19h30, para Adoração diante do Santíssimo Sacramento na Catedral.

________________________________________

Apostolado da Oração

Em obediência a Jesus Cristo na Sagrada Palavra, o Movimento do Apostolado da Oração tem como prioridade pastoral a oração, desenvolvida, sobretudo pelos trabalhos paroquiais, sendo sinal de vida ativa para todos.
Que a oração constante, principalmente diante do Santíssimo Sacramento, esteja presente na vida de quem faz parte desse movimento.
Sejam membros obedientes pela força da Palavra de Deus encarnada na justiça e no amor a todos, principalmente entre os integrantes do movimento.
O Apostolado da Oração é um movimento que, também, colabora com trabalhos práticos, existe uma equipe de trabalho que confecciona peças artesanais para o tradicional bazar realizado todos os anos no mês de outubro.
Nossa meta é: oração e ação.

Nossas reuniões ocorrem toda primeira sexta-feira de cada mês após a Missa do Coração de Jesus, que acontece às 15h na Catedral.

________________________________________

Legião de Maria

Desde de toda a eternidade, Maria foi preparada pelo Pai para ser Mãe do seu Filho feito homem.
A Legião de Maria tem o objetivo de levar Jesus através da Mãe para todos os povos, principalmente os mais desesperados e descrentes.
A maior característica da Legião é a verdadeira devoção e amizade para com Maria: “Não falemos apenas dela, mas trabalhemos com ela e para ela”.
A Legião de Maria tem uma finalidade evangelizadora.
A Legião de Maria é primordial na elevação devocional Mariana na Paróquia, tendo como meta elevar o nome de Maria em todos os trabalhos pela oração.

Todas as quartas às 16h (Legião de Adultos).

________________________________________

Equipe de Promoção

Essa equipe tem o objetivo de planejar e promover eventos sociais da Paróquia da Catedral de São Sebastião, atentando para três aspectos: social, comunitário e financeiro.
A equipe se reúne sempre que necessário, conforme convocação dos Padres e do Coordenador da Equipe.
Qualquer membro da comunidade pode participar da Equipe de Promoção.
Os interessados em participar devem procurar os Padres, a Secretaria Paroquial ou o coordenador da equipe.
Nossos eventos são realizados preferencialmente no Salão Paroquial e quadra de esportes, localizados na rua Prudente de Morais esquina com a rua Tibiriçá.
Essa equipe não é a única a promover eventos na paróquia, mas é ponto de organização e referência entre todos os grupos de pastorais.
É um grupo que deve possuir a capacidade de integração de todos, levando a um bom andamento as atividades festivas e promoções com espírito de fé, não buscando somente o interesse financeiro, mas também a unidade entre todos.

________________________________________

Casais de 2ª. União

Casais de 2ª União são aqueles em que ambos ou um deles receberam o Matrimônio e passaram por uma separação ou divórcio, tendo se unido a uma outra pessoa em uma união estável, na procura humana de não viverem solitariamente, no intuito de formação de uma nova família.

É uma pastoral de acolhida e solidariedade, por meio da qual à luz da Palavra de Deus os casais vão encontrando novo sentido para sua vida.
________________________________________

Terço dos Homens

O Grupo de Terço "Dom Arnaldo Ribeiro" foi constituido a fim de regastar a devoção do Santo Terço no coração de muitos homens. O objetivo é conhecer a Cristo contemplando seus santos mistérios, sob o olhar intercessor de Nossa Senhora Aparecida. O terço é rezado todas as terças-feiras, às 20h na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

________________________________________

Grupo de Oração

A Renovação Carismática Católica oferece para a Igreja um excelente grupo de meditação, reflexão e cura. A Catedral, todas as quintas-feiras as 19hs30min, tem o Grupo de Oração Filhos da Rainha. Com músicas, louvores, meditação da palavra e orações esse grupo procura mostrar a face amorosa de Deus para muitas pessoas.

________________________________________



Hosrários

Santos de calça jeans

Aniversários

 
Copyright © 2017 Catedral São Sebastião | Todos os direitos reservados.