« Voltar

Catequese


A catequese “consiste na educação ordenada e progressiva da fé”

O Sínodo sobre catequese afirma que ela “deve levar a um processo de conversão e crescimento permanente e progressivo” conforme Puebla (nº 998).
Na Exortação Apostólica Evangellii Nuntiandi, o Papa Paulo VI lembra sua importância para cada pessoa e seu relacionamento humano: “O conteúdo vivo da verdade que Deus quis transmitir e que a Igreja procurou exprimir, de maneira cada vez mais rica, no decurso de sua história, deve ser ministrado para educar hábitos de vida religiosa e não permanecer no plano intelectual” (nº 44).
Diz João Paulo II: “precisamos de uma catequese que ensine aos jovens e aos adultos das nossas comunidades a permanecerem lúcidos e coerentes na sua fé e a afirmarem serenamente a própria identidade cristã e católica, a “verem o invisível” (cf. Hebreus 11,27) e a aderirem de tal modo ao absoluto de Deus, que possam dele dar testemunho no seio de uma civilização materialista que o nega (Catechesi Tradendae, nº 57).
(D. Eugenio de Araújo Sales) “Em síntese, catequese é a formação da criança, do adulto, do velho, no conhecimento das verdades de Deus e de sua igreja. Formação que acontece durante toda a vida, pois a todo momento surgem questões apresentadas pelo mundo (eutanásia, métodos anticoncepcionais, pena de morte, drogas, aborto, clone, homossexualismo...) e que exigem o correto posicionamento do cristão, o que é feito após as devidas decisões e orientações da nossa igreja através de documentos e pronunciamento em última instância pelo Papa.”


Orientações para catequese

“A Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. Sua finalidade é a maturidade da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui, culminando na vida eterna feliz”. (Diretrizes Pastorais para os Sacramentos, nº 18).
Quem pode fazer catequese?
• Todas as crianças com 10 (dez) anos completos ou que irão completar até o dia 31 de junho do ano da inscrição, poderão fazer catequese na Catedral.
• Adolescentes com 12 (doze) anos completos ou que irão completar até o dia 31 junho do ano da inscrição, poderão iniciar a preparação para a Crisma.
• Adolescentes com idade ou acima de 16 anos serão encaminhados para a Catequese de Adultos.
Para fazer a inscrição são necessários:
• Certidão de Nascimento
• Comprovante de residência
Taxa de inscrição – R$ 25,00 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA 2013)
• Todas as crianças que já fazem catequese na Catedral deverão renovar sua inscrição a cada ano.
Horários de Catequese na Catedral
• Sábados das 10h às 11h e 30min.
• Sábados das 15h às 16h e 30min. (catequese de adultos)

Hosrários

Santos de calça jeans

Aniversários

 
Copyright © 2017 Catedral São Sebastião | Todos os direitos reservados.