« Voltar

Casamentos


ORIENTAÇÕES PARA O MATRIMÔNIO

• Para o Preenchimento do Processo

 Xerox do RG e CPF do casal / profissão e estado civil do casal (caso sejam viúvos ou divorciados, apresentarem cópia dos documentos).
 Certidão de Batismo ATUAL (Válida somente por 06 meses anterior ao casamento) – deverá ser retirada na Igreja em que cada um foi batizado. Estes documentos deverão ser entregues na Igreja de 06 a 03 meses antes do casamento. Caso seja transferência, verificar o prazo na Igreja em que for dar entrada nos documentos.
• Providenciar o Encontro de Noivos, que é obrigatório e poderá ser feito em qualquer Igreja. Para 2012 as datas na Catedral são: "entrar em contato na secretaria Paroquial", os encontros são aos domingos das 07h30min às 17h00min, com uma taxa de inscrição de R$50,00 que deverá ser paga antecipadamente na secretaria paroquial.

• OBSERVAÇÕES

1. Se o Casamento não for com Efeito Civil, trazer uma cópia da Certidão do Casamento Civil, antes do Casamento Religioso e os seguintes dados de 02 testemunhas (padrinhos): nome completo, endereço, RG, profissão, idade, estado civil e nacionalidade.

1. Se o Casamento for com Efeito Civil, trazer a Certidão de Habilitação e por escrito os seguintes dados de 02 testemunhas (padrinhos) para assinarem a ata: nome completo, endereço, RG, CPF, profissão, idade (18 anos homem e 21 anos mulher), estado civil e nacionalidade.
Obs. Para realizar o casamento com Efeito Civil é necessário procurar o Cartório e dar entrada nos papéis para certidão de habilitação, para que assim, a celebração possa ser realizada na Igreja (Diretrizes Pastorais para os Sacramentos, nº 205).

1. Não será permitido o cortejo de entrada dos padrinhos, eles deverão permanecer nos primeiros bancos da Igreja. Serão permitidos até 07 casais de cada parte.

1. Em relação à decoração: serão permitidos dois arranjos de flores para o altar. Os arranjos serão preparados pela Igreja. O tapete (passadeira) será fornecido pela Igreja.

1. Música, Cerimonial, Filmagem e Fotos: os noivos deverão contratar as equipes e não será permitido o uso dos equipamentos de som da Catedral. As equipes de músicos, cerimonial, foto e filmagem deverão efetuar o pagamento de uma taxa para a Igreja. Em relação aos fotógrafos será permitida a contratação somente dos indicados pela Igreja, caso seja contratado outro este deverá entrar em contato para ser orientado sobre a cerimônia. Não será permitido soltar fogos de artifício durante a celebração do casamento, no início e também no final da celebração, pelo fato da Igreja localizar-se numa região residencial.

1. Em relação ao celebrante: a Catedral disponibilizará três padres para as celebrações matrimoniais. Não será permitido convidar Padres de outras paróquias ou dioceses para assistir ao matrimônio. Serão permitidos apenas padres com grau de parentesco com os noivos.

1. Em relação ao agendamento: se por algum motivo particular os noivos desistirem de realizar a cerimônia do casamento na catedral, deverão comunicar à secretaria com 04 meses de antecedência para que seja feita a devolução integral da taxa do casamento.

PARÁGRAFO ÚNICO: recomendamos pontualidade no horário dos casamentos. Haverá uma tolerância de no máximo 10 (dez) minutos para o início da celebração. Ultrapassado esse prazo, corre-se o risco de terem que aguardar o término do próximo casamento para que o mesmo seja realizado. Será cobrado, em forma de Caução, o valor em dinheiro de R$ 800,00 (Oitocentos Reais), que deverá ser deixado na Igreja em até 01 (uma) semana antes do casamento. Este valor será devolvido aos noivos a partir da terça-feira seguinte ao casamento, caso não haja o atraso. Mesmo com o pagamento do valor, a regra para o atraso máximo será mantida. Recomenda-se, para que recebam conscientemente o Sacramento do Matrimônio, os noivos participem da graça do Sacramento do Perdão (Confissão), reconciliando-se com Deus e com a Igreja (Diretrizes Pastorais para os Sacramentos, nº 226, II).


Pe. Francisco Jaber Zanardo Moussa
Pároco da Catedral

Hosrários

Santos de calça jeans

Aniversários

 
Copyright © 2017 Catedral São Sebastião | Todos os direitos reservados.